O pontencial para novas idéias é o mesmo para todas as pessoas. Resta saber como e onde aplicá-lo; além de disciplina, determinação e empenho para transformar o pontencial em ações concretas.
“A busca da paz é uma maneira de rezar, que termina gerando luz e calor. Esqueça um pouco de si mesmo, saiba que na luz está a sabedoria, e no calor reside a compaixão. Ao caminhar por este planeta, procure notar a verdadeira forma dos céus e da terra; isso é possível se você não se deixar paralisar pelo medo, e decidir que todos os seus gestos e atitudes corresponderão àquilo que você pensa.”
"Odontologia é uma profissão que requer daqueles que a exercem o senso estético de um artista, a destreza de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge."
Quando a inteligência consegue dominar as forças cegas para que elas sirvam ao bem geral, como é o exemplo das que geram a energia elétrica, de imediato surge a claridade e a ordem; porém, se pelo contrário são as forças cegas as que paralisam a inteligência, convertendo-a em autômato, logo reina a obscuridade e o caos.
Em uma cultura que sustenta que nenhuma verdade universalmente válida é possível, nada é absoluto. Por conseguinte, o bem e o mal objetivos não importam. O bem passa a significar o que é útil ou agradável num dado momento, e o mal é aquilo que contradiz nossos desejos. Cada pessoa pode construir o seu próprio sistema de valores. Mas é só ouvindo a voz de Deus no mais íntimo do nosso ser e agindo em consonância com suas orientações que alcançaremos a liberdade pela qual ansiamos. Como disse Jesus, só a verdade vos libertará. E a verdade não é fruto da imaginação de cada indivíduo. Deus nos deu inteligência para saber a verdade e vontade de realizar o que é moralmente bom.
O bom senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo no entanto muita vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso."
Continuo refletindo, e observando na prática que seria mais interessante compartilhar coisas boas. Por exemplo, é mais fácil compreender o que devemos fazer, ao invés do que não devemos fazer. O "não" é uma palavra tão pequena no meio da frase que, às vezes, passa despercebida. Então é melhor falar: "faça o bem", do que falar: "não faça o mal". É melhor mostrar boas ações, do que mostrar ações ruins que devem ser repreendidas. É melhor ensinar a fazer o bem, praticando o bem e mostrando isso como exemplo do que deve ser feito.
No desenvolvimento dos movimentos cívicos, cumprem-se etapas nas quais predomina o passionalismo partidário; são forças cegas que convergem numa só direção: chegar ao poder. Mas, uma vez nele, essas forças devem tornar-se forças inteligentes que temperem e encaminhem todas as demais para uma conciliação harmônica dos interesses gerais.
"los discursos son como icebergs, que sólo expresan unos cuantos significados (proposiciones) y de los cuales se podría presuponer mucha más información"
Autor: Teun van Dijk
Obra: Ideología y Discurso
"O que inibe o criminoso não é o tamanho da pena, mas sim a certeza de punição."
Autor: Marquês de Beccaria
"I do not believe in the collective wisdom of individual ignorance"
by Thomas Carlyle
"O consumidor passivo deseja pacotes já prontos, mas, dizia Bacon, aquele que está interessado no avanço do conhecimento e na indagação das causas recorrerá aos aforismos porque são incompletos e solicitam a participação em profundidade."