"Não confunda produção com eficácia. Não são sinônimos. Pelo contrário: aceitar se ocupar com as tarefas erradas pode ser o equivalente a aceitar tomar o proverbial ônibus grátis na direção errada. Pare para pensar se as tarefas com as quais você se ocupa contribuem para o valor que você precisa gerar, ou se produzem algo que não interessa ao que você precisaria fazer – se parte da sua rotina for mera ocupação, sem contribuir para os seus resultados, reformule-a ..."
"... lutaríamos pelo quê? Estaríamos dispostos a quê? Deveríamos alimentar mesmo sonhos de superação, nem que fosse minimamente para dar exemplo, para incomodar, para mudar o curso resignado das coisas nessa mesmice pseudoconfortada."
Autora: Mariana Carneiro
PS. O restante da crônica pode ser lida clicando aqui.
Não passe horas e horas criando um manual para ensinar ao usuário como usar o seu programa, gaste esse tempo deixando seu programa intuitivo o bastante para que o usuário não precise de um manual!
Programas de computadores são feitos por humanos, e para humanos. Eles devem ser simples de configurar, elegantes de se ver e intuitivos para navegar. Mas na maioria das vezes, nos deparamos com o oposto: programas que parecem ter sido feitos por alienígenas, para alienígenas!